segunda-feira, 24 de maio de 2010

Violência Verbal é tão prejudicial quanto à fisica?




É uma forma como um ser usa para agredir uma pessoa, com palavras, verbalmente (por isso é chamado de violência verbal). Usa por exemplo xingamentos, e palavras que façam o outro ser se sentir inferior. A violência verbal é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande numero de vez de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que atinge ambos os xsexos e não costuma obedecer nenhum nivel social, econômico, religoso ou cultural especifico. Este tipo de problema é complexo e seu infrentamento necessita a compossição de serviços de naturezas diversas, demandando um grande esforço de trabalho em rede. A integração entre os serviços dirigidos ao problema, entretanto, é dificil e pouco conhecido.

As pessoas estão acostumadas a associar a violência à sua forma fisica. Mas a violência psicológica, muitas vezes expressada verbalmente, pode ser ainda mais prejudicial. Vivemos num contexto violento, seja no trânsito, nos relacionamentos, nos meios de comunicação e nas empresas, diz Armando Rezende Neto, psicólogo voluntário do Ambulatório de Atendimento de Transtorno Obsessivo Compulsivo da Unifesp ( Universidade Federal de São0 Paulo). E, segundo ele, viver numa situação de violência verbal repetitiva pode levar ao estresse, do leve ao crônico, com repercussões na saúde. "Se a pessoa tem propensão à depressão e à çansiedade, pode desencadear esses transtornos e até crises de síndrome do pânico.

Tipos de violências verbais:

* Violência verbal familiar
* Violência verbal no trabalho
* Violência verbal na escola
* Violência verbal no esporte
* Violência verbal psicologica

Acredita-se que as principais causas destes elevados números de casos estejam ligadas:
a) A falta de pessoas especializadas para lidar com as vitimas.
b) A falta de uma delegacia especifica
c) As penas brandas que não inibem os agressores

Portanto, uma forma eficaz de diminuir estes graves casos de violência e que felizmente já esta sendo tomada as providencias pelo gorverno, como invistimento em especialização dos policias que obterão conhecimentos especificos da área que estão lidando, dando credibilidade as vitimas que consequentemente denunciarão com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário